Praia de Açutuba e Cachoeira do Castanho, em Iranduba, Amazonas

Praia Açutuba, Iranduba, Amazonas

Praia Açutuba, Iranduba

Hoje o Pequeno Grande Mundo está participando de uma Blogagem Coletiva com vários blogs amigos com dicas de “bate-e-volta” para ajudar quem não se programou para os feriados de novembro (finados, consciência negra), ou para um fugida aos finais-de-semana.

Iranduba é um município bem próximo a Manaus, do outro lado do Rio Negro. Após a construção da Ponte Rio Negro, virou uma ótima opção de bate-e-volta para os manauaras e quem visita a região. Lá há opções de banhos, praias e até cachoeira, além de ruínas. Nessa visita, em novembro de 2014, fomos a Cachoeira do Castanho e Praia de Açutuba, passar um dia delicioso.

A Cachoeira da Castanho pode chegar a 6m de queda no auge da seca, e ficar completamente submersa na cheia. Além da pequena queda, o rio com fluxo lento forma piscinas gostosas acima da cachoeira. Com a água mais rasa ali naquele trecho, a água fica mais transparente e quem tem receio de mergulhar nas águas escuras do Rio Negro (como eu), pode tomar banho ali sem medo. Após a queda, o rio desemboca no Rio Negro.

Cachoeira do Castanho durante a vazante (seca)

Cachoeira do Castanho durante a vazante (seca)

Nas margens do rio há diversas barracas com comida e bebida, incluindo os melhores peixes regionais. Perfeito passar o dia ali com cerveja gelada e peixe, entre mergulhos refrescantes. A água não é gelada, mas tem uma temperatura ideal. Dá pra ficar dentro da água o dia todo!

Cachoeira do Castanho, Iranduba, Amazonas

Cachoeira do Castanho, Iranduba, Amazonas

A Praia de Açutuba é uma das atrações mais visitadas do município. Mas como a maioria das praias de rio da região, depende da altura do rio. Nos meses de cheia (de fevereiro a agosto, com auge entre maio e junho), as areias e a praia podem sumir. Na seca (vazante) as areias claras ficam bem extensas e revelam cenários paradisíacos.

Praia Açutuba, Iranduba, Amazonas

Praia Açutuba, Iranduba, Amazonas

A praia tem quiosques com comida e bebida, e banheiros. Tudo simples. O estacionamento também é sem muita estrutura, mas não é cobrado. Nos finais de semana fica bem cheio e caótico, então eles acabam cobrando o pouco estacionamento de quem consegue parar ali. As barracas na areias são dos quiosques e eles esperam que você consuma se sentar ali, ou vão te cobrar. Leve sua própria barraca e cadeiras se não quiser consumir/pagar. Resumindo, nada diferente das orlas no país.

Praia Açutuba, Iranduba, Amazonas

Praia Açutuba, Iranduba, Amazonas

Praia Açutuba, Iranduba, Amazonas

Quando ir: A Cachoeira do castanho só aparece no auge da seca, entre a 2ª quinzena de setembro até o final de novembro. Já a Praia de Açutuba, de setembro a janeiro. Mas evite os meses do rio muito baixo (novembro e dezembro), pois o rio pode estar cheio de cauxi, restos de esponjas de rio, que podem causar coceira e manchar a roupa. Portanto, vá a Praia de Açutuba entre setembro e outubro, ou em janeiro. Dias de domingo fica bastante cheio, evite também.

Como chegar: De carro. Atravesse a ponte Rio Negro e siga pela Rodovia AM-70. Para a Cachoeira, no Km 24 há uma placa, vire a direita no ramal e siga por mais 8Km sem asfalto. Para a praia, mo Km 28 da AM-70 há uma placa indicativa, pegue o ramal asfaltado a direita, são mais 11Km até a entrada do estacionamento. Cerca de 45 minutos até uma das duas atrações.

Cachoeira do Castanho, Iranduba, Amazonas

Praia Açutuba, Iranduba, Amazonas

Dica: Leve dinheiro. Algumas barracas podem não aceitar cartão.

A diferença aqui é que Açutuba é uma praia de rio, do grande Rio Negro. Águas escuras contrastando com a areia branca. Uma lindeza! Chegamos a tardinha e demos uma longa caminhada por toda a extensa orla.

Saiba mais sobre esse e outros municípios do Amazonas:

bate e voltaBlogs Participantes
Confira outros blogs que estão participando da Blogagem Coletiva com passeios bate-e-volta:

#bateevolta

20 opiniões sobre “Praia de Açutuba e Cachoeira do Castanho, em Iranduba, Amazonas

  1. Pingback: Passeio de Bondinho sem ficar pelado em Santos | me deixa ser turista

  2. Pingback: Em Manaus é verão o ano inteiro | Infoterm

Deixe um comentário